Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Engenheiro elétrico NÃO! Engenheiro eletricista!

Engenheiro elétrico NÃO! Engenheiro eletricista! Afinal não é possível ligá-los na tomada! Brincadeiras a parte o engenheiro eletricista é aquele que está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Dessa forma o engenheiro eletricista pode atuar em áreas tais como:
Automação:
Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.
Eletrônica:
Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por rádiofreqüência, entre outros.
Eletrotécnica (potência e energia):
Planejar e operar sistemas elétricos, desde a geração até a transmissão e a distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e também máquinas elétricas. Ampliar e dar manutenção a redes de alta tensão.
Engenharia biomédica:
Especificar e gerenciar a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Projetar, construir e fazer a manutenção de equipamentos.
Instrumentação:
Projetar e desenvolver equipamentos para realização de medidas, registro de dados e atuadores. Microeletrônica:
Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outros.
Telecomunicações:
Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo e no que diz respeito à energia elétrica temos basicamente:
*Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares);

*A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT);
*A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos);
*Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet);
*Informática;
*Eletrônica.

O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Nesta prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como os de natureza ecológica e ética profissional.
O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.
As perspectivas quanto ao progresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada a grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos, no campo da Engenharia Elétrica.

Outra coisa importante a se falar é que desde 2003, com a implatação do programa Luz para Todos pelo Ministério de Minas e Energia, cujo objetivo é iluminar áreas rurais de todo o Brasil, levar energia elétrica para 15 milhões de brasileiros, privados dessa comodidade, se tornou uma meta a ser cumprida e o engenheiro eletricista está diretamente ligado a isso.

O curso:
Prepare-se para enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matemática, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. O estágio é obrigatório e, geralmente, feito a partir do quarto ano. Duração média de 5 anos.




Outros nomes: Eng. de Prod. Eletromec.; Eng. de Prod. em Contr.e Autom.; Eng. Eletrôn.; Eng. Eletrôn. (com ênf. em autom. ind.);Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. e contr.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom.e telecom.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn.(ênf. em telecom.); Eng. Eletrôn. e de Comput.; Eng. Eletrôn. e deTelecom.; Eng. Eletrot.; Eng. Ind. Elétr.; Eng. Ind. Elétr. (autom.);Eng. Ind. Elétr. (eletrôn.); Eng. Ind. Elétr. (eletrôn./telecom.);Eng. Ind. Elétr. (eletrot.); Eng. Ind. Elétr. (telecom.)


Fonte: Wikipédia


23 comentários:

  1. Oportunidade para Coordenador de Produção (Porto Alegre) - Engenheiro Elétrico, irá coordenar equipe de produção de quadros de comando. Interessados enviar currículo para captter2@captter.com.br, para Andréa.

    ResponderExcluir
  2. Embora a nomenclatura oficial do CONFEA seja engenheiro eletricista, o termo engeneiro elétrico não está errado em Português.

    Na lingua portuguesa, "elétrico" não é só o que se liga na tomada. O significado de "elétrico" é "relativo à eletricidade" e assim não há nada de errado com o termo "engenheiro elétrico".

    Aliás, seguindo o mesmo princípio de adjetivação temos os termos "engenheiro mecânico" (que não significa que a pessoa tenha rodas dentadas dentro dela) e "enegeiro nuclear" (que não é movido a energia nuclear).

    No caso da Engenharia Elétrica, parece haver uma interferência da lingua inglesa, pois em inglês existem dois adjetivos "electric" usado somente para objetos que contem eletricidade ou funcionam com ela e "electrical" que significa "relativo a eletricidade", "próprio para lidar com eletricidade". O ponto é que esta distinção não existe em nossa lingua e tanto "electric" como "eletrical" podem ser traduzidos como "elétrico".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo. Melhor explicação em defesa do engenheiro elétrico...

      Excluir
  3. BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODE ME AJUDAR NESSA PERGUNTA.SE NÃO FOR DA SUA ÁREA,FALE COM UM DE SEUS CONHECIDOS ENGENHEIROs,por favor.
    COMO SE CALCULA O NÚMERO DE TOMADAS DE USO GERAL DE
    UMA SALA MEDINDO 5mX6m?
    UMA COZINHA MEDINDO 4mX6m?
    Obs. É APENAS A RESOLUÇÃO,AS REGRAS SE PUDER COLOCAR,MAS É MELHOR A RESOLUÇÃO.
    VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu nome é Rodrigo sou eng. eletricista da Favareli Engenharia elétrica. Espero que já tenha achado a resposta mais se ainda não achou lá vai. Para essa sala são no mínimo 6 TUG's e para a cozinha no mínimo 5.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. meu e-mail é andre-g.g@hotmail.com,refernte as tomadas de uso geral perguntado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre, realmente não é a minha área, estudo engenharia de produção, posso procurar alguem mais apropriado para responder, na verdade já vi algo do tipo em Eletrotécnica geral. procure por algum manual de instalações elétricas residenciais, certamente achará o que procura
      obrigado pela visita

      Excluir
  5. "A Proteção e a Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais" Período: 11 a 14 de Junho de 2012 Horário: 08h00 / 17h00 Carga horária: 32 horas-aula Local: INNOVAL LEGRAND BRASIL CENTRO DE TREINAMENTO E SHOWROOM Informações: Viviane Pinatti treinamentos@engepower.com 11 3579 8768

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se algem pode me ajudar,,,,, tenho uma distancia de 500mts de fio 16mm aluminio,mais 500mts de fio 10mm , e preciso ligar um motor 2cv,me informaram que preciso intalar um estabilizador de corrente,,agora qual? quantos kva? a enegia chega com 250volts, posso ligar meu motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando informação para o calculo. esse motor é trifasico?
      esta tensão que você mediu é entre fases ou fase neutro?
      Apesar de a distância ser de 1km não precisa de estabilizador não, o importante e você observar com um multimetro a queda de tensão e a corrente do motor com e sem carga.
      qualquer duvida entre em contato eng.jcampos@gmail.com

      Excluir
  7. Boa tarde, meu nome é Elisangela e tenho uma pequena industria que consome muita energia, e o nosso maior custo. Um amigo instalou um equipamento chamado filtros capacitivos na industria dele e disse que teve um resultado de 16% de reducao na conta. Algum engenheiro de plantao conhece esse equipamento e pode me dar maiores informacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria ver como esta o fator de potencia das instalações e fazer o dimensionamento dos equipamentos.

      Se precisar realizo este trabalho.

      ckf_2@yahoo.com.br

      Excluir
  8. http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/engenheiro-eletrico-ou-engenheiro-eletricista/

    ResponderExcluir
  9. Engenheiro elétrico está corretissimo amigo, pois todos sabemos que se trata de um pessoa de carne que tem o domínio dos conhecimentos eletricos. Que vc prefere, engenheiro sanitário ou sanitárista....

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, preciso de ajuda quero contar com seu conhecimento, qual o orgão ou a legislacão, que posso recorrer para denunciar um edficio onde tenho um apto. encontra um transformador na parte interna do predio, colocado desde do ano de 1952, 63 anos, comportando 32 apartamentos e uma bomba que conduz agua para sete andares, a ventilacão desse transformador vem da parte interna de meu imovel, junto ao quarto.Sou graça maria, residente em Salvador/Bahia meu e-mail gracamariass@gmail.com,aguardo resposta.Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. o que um engenheiro eletricista gosta de ganhar de presente?

    ResponderExcluir
  12. sou técnico em eletrônica gostaria de saber se alguem pode me ajudar na construção de um p.e.m
    meu e-mail crofts@ig.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é Elisandra
    Alguém poderia me ajudar com algumas questões de processamento de sinais ??

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ser dado como correto "Eng. Eletricista", creio que, como eu, ninguém vá se importar de ser, informalmente, chamado de Eng. Elétrico.

    ResponderExcluir
  15. Edison Electrical Current

    https://chat.whatsapp.com/I4qqcajYU5d4VqE95LASte

    ResponderExcluir
  16. Tente começar a pesquisar na internet dinheiro, porque lá está cheio! Aconselho você a tentar aqui é um lugar https://fscore.br.com , aqui você pode aprender a analisar contas de jogos de esportes, para depois levantar um lucro em apostas

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!