Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Engenheiro da computação



A engenharia de computação, engenharia de sistemas de computação ou engenharia de computadores é um ramo da engenharia que combina a engenharia eletrônica e a ciência da computação. Focado no desenvolvimento e construção de computadores e seus periféricos, além de construir computadores, o engenheiro da computação é apto a desenvolver sistemas que interligam hardware e software, fabrica novas máquinas e equipamentos computacionais com a tecnologia necessária para cada setor.
Esse novo tipo de profissional passou a ser exigido pelos avanços da informática e da ciência computacional. O profissional de engenharia da computação apresenta o seguinte perfil (de acordo com a Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia – CEEEng/SESU/MEC):

"O Engenheiro de Computação é um profissional com formação plena em Engenharia, preparado em assuntos de Computação para especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral."

No Brasil a maioria dos cursos de Engenharia de Computação surgiu como uma especialização do curso de Engenharia Elétrica, dando essa diferença do curso de Ciência da Computação. Enquanto em Ciência da Computação existe um foco mais específico em matemática computacional, desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, e tecnologia das ferramentas base da computação, processos, automação, software embarcado, sistemas operacionais e compiladores.

O engenheiro de computação deve desenvolver, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades gerais:

* capacidade de leitura, interpretação e expressão gráfica;
* capacidade de síntese, aliada à capacidade de compreensão e expressão oral e escrita em língua portuguesa;
* capacidade de conduzir e interpretar resultados de atividades práticas e experimentais.
* capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, sócio-econômicos, culturais e do meio ambiente.

Além disso, o engenheiro de computação deve desenvolver, no decorrer do curso, as seguintes competências e habilidades específicas:

* capacidade de conceber, analisar e desenvolver sistemas, produtos e processos nas áreas de software e hardware, utilizando modelos adequados;
* capacidade de gerenciamento, operação e manutenção de sistemas e processos da Engenharia de Computação;
* capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos na área de Engenharia de Computação;
* domínio de conceitos, tecnologias e ferramentas necessárias ao exercício da prática da Engenharia de Computação.


O mercado de Trabalho
A oferta de vagas para o profissional da engenharia da computação se encontra estável, e as perspectivas é de que se mantenham assim nos próximos anos. Na maioria dos casos o primeiro emprego surge através do estágio em uma grande empresa. As regiões Sul e Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, são responsáveis pelo maior número de empregos, mas há vagas por diversos estados. Fora do eixo Rio - São Paulo, todos os estados necessitam de professores universitários na área. Para atuar no ensino superior, no entanto, é preciso ter pós-graduação.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!