Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Engenharia Mecânica. Você usa e nem sabe!

Considerado o curso mais antigo do país – foi criado há mais de cem anos –, a Engenharia Mecânica é um dos ramos da engenharia que mais empregam e oferecem possibilidades de ascensão tanto na indústria quanto na pesquisa. O engenheiro mecânico está sempre ligado a uma empresa, quer desenvolvendo projetos, quer trabalhando no planejamento, no desenho ou na execução de processos e equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, eletrodomésticos, brinquedos, sistemas de produção e instalações industriais. Esta é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.

A engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, na concepção, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituidos por elementos físicos, construídos pelo homem ou presentes na natureza.

O profissinal de engenharia mecânica pode atuar de várias formas, tais como:
Máquinas e equipamentos:
Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.
Pesquisa e desenvolvimento:
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias. Processos:
Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.
Projeto:
Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.
Vendas técnicas:
Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.


O mercado de trabalho apresenta bastante oportunidades, principalmente nas montadoras de automóveis, fábricas de autopeças e de alumínio, assim como nas indústrias dos setores petroquímico, metalmecânico e de produção naval. Nesses casos, o profissional é empregado para trabalhos em projetos de linhas de produção, máquinas e equipamentos e em processos de manufatura. O bom do setor imobiliário, que tende a crescer entre 20 e 30% este ano, eleva a procura por especialistas em maquinário pesado, usado na construção de prédios e em obras em geral, e por equipamentos de refrigeração e energia, como geradores e turbinas hidráulicas. Outro ramo de atividade muito importante é o de manutenção de equipamentos de produção, no qual ingressam os especialistas em mecatrônica. O recém-formado também encontra oferta de emprego no setor aeronáutico.

Veja se você seria um bom engenheiro mecânico: Você seria um bom engenheiro mecânico?

Fonte: Wikipédia

26 comentários:

  1. Olá, eu sempre gostei muito de mecânica, desde criança eu sempre fui aprendendo sobre motores, eu adoro e sou fera em matemática, mas eu queria saber, se um engenheiro mecânico sabe tudo sobre motores automotivos, e também queria saber se engenharia mecânica é a mesma coisa de engenharia mecânica automotiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou cursando engenharia mecanica olha depende em que area da engenharia vc vai querer especializar mano se vc gosta de motores automotivoo entra de corpo e alma neste ramo que vc vai saber de tudo espero ter ajudado

      Excluir
  2. obg vc me ajudo mto no meu trabalho!!

    ResponderExcluir
  3. Olá..
    Tenho 17 anos e estou muito interessado em fazer engenharia mecânica, porem eu gostaria de saber mais um pouco sobre ela como por exemplo o que estuda na faculdade.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se a engearia macânica pode atua na construção de guindastes pesados.

    ResponderExcluir
  5. Ae gente qual as melhores facul de engenharia mecanica de sao paulo, na area do ABCDM???
    Sem se a FEI e a MAUA q eu sei q sao boas mais sao caras d+???

    ResponderExcluir
  6. Ae galera, eu sou estudante de engenharia mecânica da Mauá e o que eu posso dizer... Pra duvida dos caras ai de cima: O engenheiro mecânico é o engenheiro de tudo que se movimenta. A engenharia mecânica e automobilistica são diferentes somente no tempo focado em automoveis, lembrando que motor não é exclusivo de automóveis.

    E desculpa cara ai de cima, mas faculdades particulares de engenharia no Brasil é mauá e fei, a fei não é tão cara não.

    ResponderExcluir
  7. Brasil falha.

    PORTUGAL CRL!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Lima Neto. Muito boa a iniciativa de divulgar o conhecimento, é fascinante a área de engenharia, parabéns...
    No nosso site para há links para boas apostilas, se precisar de material fique a vontade em baixa-las.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,
    sou de uma empresa de geradores de energia e compressores. Gostaria de aprender sobre esse seguimento e gostaria de saber de vocês o que poderiam me sujerir de cursos, treinamentos e etc.
    Desde já agradeço a atençao!

    Joao Victor
    joaovictorfiuza@voltloc.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho 17 anos e quero cursar engenharia mecanica, gostaria de saber qual é o papel de um engenheiro na industria automobilistica.
    eu gosto muito de carros e tenho o sonho de trabalhar em projetos assim.

    por favor, se puder me mandar algumas informaçoes agradeceria muito. alexandrehl@superig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou caboverdiano, fui para portugal estudar apartir de uma oportunidade que abraçei sem mesmo saber que curso ia FAZER e sem opcção de escolha, so me deram a alternativa de estudar eng. mecanica, hoje em dia sou engenheiro mecanico e regressei para cabo verde e posso afirmar que foi dos melhores presentes que o destino me reservou, sou muito feliz profissionalmente e adoro o que faço. É A MELHOR PROFISSAO DO MUNDO MINHA GENTE!

    ResponderExcluir
  12. eu vou afundar a cabeça de todo mundo na marretada depois eu vou atravessar um tiro de revolver nos seus ouvidos

    ResponderExcluir
  13. ola fiz curso de engenharia mecanica, agora tenho problema em fazer meu tcc. interesso mais para projecto mecanico, resistencia dos materiais ou termodimanica, gostaria que me sugerissem um tema para eu trabalhar meu tcc

    ResponderExcluir
  14. engenharia mecânica usa mais matemática ou mais fisica?

    ResponderExcluir
  15. Eu estou no terceiro período de Engenharia Mecânica. O curso e si não é fácil, quem está acostumado com as aulinhas do colégio e fica estressado com os assuntos de Matemática, Química e Física não imagina o que vai encontrar pela frente! Mas para quem é maluco por cálculos, lógica e informática todo esforço é válido. Sei que estou no início mas já penso em mandar ver num curso extra para aprofundar os conhecimento. Como quero trabalhar com a modelação do design de peças, optei por fazer um curso de solidworks na http://www.mechworks.com.br Pelo que andei pesquisando várias empresas querem( e pagam muito bem) por profissionais com essa qualificação. Tem que correr atrás e ser diferente, né ?

    ResponderExcluir
  16. Para quem ta interessado em fazer esse curso vi um teste vocacional muito bacana nesse link
    http://blog.comatreleco.com.br/engenharia-mecatronica-e-o-melhor-para-voce/

    ResponderExcluir
  17. para quem esteja estudando Engenharia Mecânica, encontrei um sítio com livros e teses de livre acesso bastante interessante:

    http://portugues.free-ebooks.net/categoria/engenharia-mecanica

    espero que vos seja útil! bons estudos!

    ResponderExcluir
  18. Lima neto. Muito bom seu blog! Trabalho na área de mecânica (metalmecânica) a cerca de 9 anos e devo me formar em eng. mec ano que vem. A dissertação sobre eng.mec é muito boa mas ampla demais.E por ser tão ampla, acredito n ser realista (infelizmente). Trocando em miudos, se quiser ser engenheiro de verdade no Brasil (grandes projetos de máquinas, desenvolvimento de pesquisas etc.) o caminho se torna bastante estreito. Hj somos um pais q compra educação e tecnologia. O que vejo diariamente eh q em muitas grandes empresas, engenheiros desempenham papeis secundários como de meros relatoristas ou seguem para gestão de processos. Ex: Na siderúrgica q trabalho das 3 maquinas de lingotamento contínuo existentes nenhuma eh brasileira, são italiana, alemã e austríaca. Sabe pq n são brasileiras pq n existe fornecedor brasileiro. Então meu conselho é: se quiser ser ENGENHEIRO, seja o melhor para q os donos das poucas vagas "corram" atrás de vc ou migre para um país q já entendeu q educação é o q trás prosperidade. Mais conteúdo relacionado no engenhariadomovimento.com.br

    ResponderExcluir
  19. Atenção colegas profissionais, na cidade do Rio de Janeiro acontecerá um evento chamado curso de autovistoria; os colegas mecânicos fazem parte importante deste processo. Este é um novo nicho de mercado de trabalho, informe-se: www.psolucoes.com.br / curso@psolucoes.com.br / 987902965 / 35494559 / 25075223

    ResponderExcluir
  20. Bom dia pessoal, bom venho pedir ajuda de vcs, pois estou com um trabalho de Mecânica para entregar e estou cursando o 2 semestre de engenharia, por conta de eu ter ido servir as forças armadas e ficar de quarentena perdi muita matéria e estou precisando de ajuda para fazer um trabalho de mecânica.Bom caso alguém se interesse em ajudar, pagarei com o maior prazer. bom meu email é fernando.junior@faroroseira.edu.br

    ResponderExcluir
  21. Qual a resposta dessa pergunta suponhamos que a roda A tenha 20 dentes as rodas b;c;d;e;f tenham respectivamente 45,25,36,18 e 50 dentes se a roda A der 450 Rpm, quantas rotações dará a roda f?

    ResponderExcluir
  22. Ola gostaria de saber se tem alguém que entende sobre Mitsubishi? Na parte de sistemas eletrônicos da mesma

    ResponderExcluir
  23. Alguém entende sobre Mitsubishi airtrek 2.4 2008

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, é a informação que eu procurava sobre vagas engenheiro mecanico

    ResponderExcluir
  25. Eu comecei meu curso de Engenharia Civil sem saber a operar as ferramentas do AUTOCAD até conhecer esse Curso que ABRIU minha Mente!!
    Hoje eu CRIO meus projetos com FACILIDADE!
    Siga o Link e aprenda também!
    https://go.hotmart.com/X23206153Q

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!